1º DE DEZEMBRO EM MANAUS - AM












O Dia Mundial de Luta contra AIDS foi instituído em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e no Brasil foi adotado a partir de 1988. Anualmente, nesta data, no mundo inteiro governos e sociedade civil, se mobilizam para mostra ao mundo a necessidade do cuidado e da prevenção ao HIV.

No Brasil entre diversas mobilizações, a Pastoral da AIDS-CNBB, ao longo dos seus oito anos de existência, fez desta data um dia de mobilização nacional. Neste Ano, 2010, a temática principal era o teste de HIV, convidando a população a realizar o teste. Esta iniciativa dar continuidade a campanha do Diagnóstico Precoce para Sífilis e HIV, lançada pela Pastoral em 2009.

Na capital amazonense, atividades alusivas a data estão acontecendo desde Domingo, dia 28, quando a Pastoral realizou, em parceria com Pastoral da Saúde e da Criança, uma missa, televisionada para o Brasil inteiro, já no dia 29, a pastoral participou da programação do estado do Amazonas, no Ato Ecumênico, que aconteceu no Auditório do Hospital de Medicina Tropical do Amazonas – FMT-AM -, e no dia 1º de dezembro junto com coordenação estadual e municipal e Fórum de ONGs AIDS, participou de panfletagem e material informativo.

Os agentes de Pastoral da AIDS se reuniram em dois pontos da cidade, um grupo no terminal de ônibus na zona Leste da cidade, e a outra equipe no centro, ao lado da Igreja Matriz. Durante quatro horas de atividades, mais de 3 mil pessoas foram abordadas por agentes que distribuíam material informativo, esta atividade foi realizada em parceria com a ONG As Amazonas e Agentes da Pastoral da Criança. No final da tarde, os agentes se uniram a outras entidades para uma grande blitz no centro da cidade.

FOTOS E ARTIGO: Frei Rodolfo Pimentel, ofm